quarta-feira, 15 de julho de 2015

Pentateuco - 2º ano teológico - I.T.Q - Vespasiano - Alunos de Sábado à tarde e à distâcia

                            Exercícios resolvidos - unidade 1 dispensação - página 5 continuação

                                                                     
Pergunta: Para que é usada a palavra século nas Escrituras Sagradas ?
Resposta: A palavra século nas Escrituras Sagradas é usada para designar um periodo de tempo
entre duas grandes mudanças ou transformações bruscas na superficie ou nas condições do globo,
ações estas que são capases de alterar as circunstâncias de seus habitantes,

                                                                        2º         Página  6   O século criativo
Pergunta: Quais as  opiniões dos estudiosos da Bíblia em relação à criação ?
Resposta: Os estudiosos apresentam duas interpretações relacionadas à criação
               a)   Aterra original,  Gênesis 1:1 - Descreve a criação do universo perfeito emtodo seu
sentido de acordo com Isaías 45:18  quando lemos:  " Assim diz o Senhor que criou os ceus, o
único Deus, que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a fez para ser um caus, mas
para ser habitada."  A teoria do vazio e do arruinamento  é devido a exaltação de Lúcifer, que
aspirava ser igual ao Altíssimo: ( Isaías 14:12-14 ), dai, a ira de Deus contra este, fez reduzir a terra
original em um estado de caos absoluto, cujo registro está em Gênesis 1:2
                b)   A teoria da recriação é baseada no seguinte: 2ª Pedro 3:7. "  Os ceus e aterra que
agora existem ".  Leva a entender que o registro de Gênesis 1:3-31 ; 2:1-3 não faz referência 
à obra da criação original , porém, a um periodo de tempo em que a terra ficou liberta de sua
condição de caos administrada pelo Espírito Santo de Deus. Gênesis 1:2. 
      Ao ler - mos entendemos que já havia trevas e águas e abismo quando se diz da criação !

                                                                                
Pergunta: Oque é seculo antediluviano e como dividí - los ?
Resposta: O periodo de tempo antediluviano se estendeu desde a criação do  ser humano até o
dilúvio dos dias de Noé e pode ser dividido em:   1) Dispensação da inocência - Periodo do homem no Éden, antes do pecado em comunhão com Deus,  é quando ocorre a aliança Edênica
onde Deus consede ao homem plena inteligência: Zoologia:  Este deu nome a todos os animais.
Botânica: Era quem cuidava do Éden sendo responsável por todas as plantas, árvores, frutos.
Antropologia: Foi o homem quem deu nome à mulher e disse ser semelhante a ela sem ter ido 
à Faculdade e aprender estas Ciências !

Página  7    2) A dispensação da conciência: Esta dispensação é de cerca de 1.656 anos, que vai 
do periodo da queda do homem ate o dilúvio.    Daí, a aliança Adâmica - Essa aliança foi  cele-
brada no Éden como solução divina para o problema do pecado que surgil em consequência
à queda.  Nota - se que antes não havia sacrificio pelo pecado, já que este não exixstia ainda.
Deus providenciou uma oferta pela qual o homem poderia reencontrar a pureza e a comunhão
perdida por causa do pecado praticado.

                                                                                     4º    Página  7  O Século presente
Pergunta: E oque dizer do século presente ?
Resposta:  É também chamado de pós-diluviano, inicia-se na familia de Noé e chega aos nossos
dias e é o que apresenta o maior número de dispensações e alianças :
1) A dispensação do governo humano  - Duração aproximada de 427 anos, desde o dilúvio até
a dispersão dos homens sobre a superficie da terra, ( Gênesis 10:25 ; 11:10-19 ).
   A aliança de Deus feita a Noé - Assim que saiu da arca, Noé levantou um altar a Deus, com um sacrificio de sangue ( Gênesis 8:20 ). Deus lhe atendeu cosedendo os termos da nova aliança
com o homem.
                                                                O Termos são:
                                      * Deus não mais amaldiçoaria a terra
                                      * Deus não mais feriria todo o ser vivente
                                      * Enquanto durasse a terra, haveria sementeira e ceifa, dia e noite,frio e
calor, verão e inverno, ( Gênesis 8:21-22 ). Isto seria coomo sinal de que não mais destruiria  a 
terra com água, e Deus fez aparecer o arco iris.  OBS:  A instituição do governo humano   foi
caracterzado pela pena capital ( Gênesis 9:6 ), porém, cabia ao homem a responsabilidade 
judicial.
                                                                                                 Página   9
2) A dispensação patriarcal,  De Gênesis 12:1  até Êxodo 18:27.  Iniciou -se com a aliança de Deus feita a Abraão, em aproximadamente 1.693 anos a.C. , ou, 427 anos depois do dilúvio.
Teve uma duração de aproximadamente 430 anos, na data em que Israel saiu do Egito.
A aliança Abraâmica foi confirmada a  Isaque ( Gênesis 26:2-5 ) ; a Jacó ( Gênesis 28:13 -15 );
e a Moisés por todo Israel ( Êxodo 6:1-9 ).

3) A dispensação da Lei - Teve como duração um periodo de 1.430 anos, e  vai desde o êxodo do Egito até a crucificação de Cristo.( João 1:17 ) Daí então a aliança Mosaica  Êxodo 19 a 32.
Esta aliança teve como propósito: 1º Fazer de Israel uma propriedade peculiar: ( Êxodo 19:5 )
2º Fazer de Israel um reino sacerdotal e uma nação santa ( Êxodo 19:6 )   e exigir que Israel 
ouvisse diligentemente a voz do Senhor.
   OBS:. A dispensação da Lei  é exclusivamente judaica, ( Êxodo 19:3  ;  20:2 )

A aliança Palestinica - Nos permite uma previsão da história de Israel , pois prediz a dispersão
 por causa da desobediência e prediz tabém o futuro de arrependimento e conversão da Nação.
 A volta ao Senhor e a restauração da terra era uma aliança condicional Deuteronômio 28:1 ;
30:3  ;  Levitico 26.

A aliança Davidica - Donde viria a semente do Messias.

4) A dispensação da graça - Estende - se desde a crucificação de Jesus Cristo até a sua segunda
vinda, periodo este que já chega a quase 2.000 anos. 
    A nova aliança  -  Na morte de Cristo Deus abriu um novo  e vivo caminho para chegar-mos 
a Ele ( Hebreus 10:20 ).  Jesus rasgou o veu com Sua morte ( Mateus 27:51 ). Esta dispensação
começa no dia de pentecoste , A experiência do derramamento do Espírito Santo faz ser real
a vida do crente em Jesus Cristo .
                                                           Página 10   O Século vindouro
A dispensação do Governo Divino  -  O Milênio     Aqui é a juntura dos seculos o presente e o
vindouro fornecem um exemplo de justaposição( sobreposição ) às dispensações, as vezes há
um periodo transitório entre uma e a outra e suas fronteira não são bem demarcadas . Certos
prenúcios do Milênio  apresenta se pelo ao menos  sete anos antes servindo de introdução a
este periodo. 
                        Tudo haverá de convergir nEle na dispensação da pleinitude dos tempos
                           Efésios 1:9-10 


Nenhum comentário:

Postar um comentário