sexta-feira, 3 de julho de 2015

As cores e os metais do tabernáculo

                O Significado das Cores e dos Metais no Tabernáculo.




As cores

1. 
      Carmesim 

A Cor vermelha esta relacionada com o sangue, e aponta para o evangelho segundo marcos. Que aponta para o Messias na Cruz, o servo sofredor (Is. 42.1).
Marcos apresenta Jesus do ponto de vista da Cruz, como sevo sofredor, isso nos leva para o altar de bronze ou do holocausto.
Jesus o Filho do homem indo ao encontro das necessidades do homem  (Hb. 4.15)

2.  Azul

Essa cor esta relacionada com o céu, ou aquilo que é celeste, e aponta para o evangelho de João, o evangelho do Filho de Deus (Is. 40.9).

3.   Purpura

É a cor roxa. Esta cor esta relacionado com a realeza, e aponta para o evangelho segundo Mateus, que é o evangelho do Rei (Zc. 9.9).
Esta cor é adquirida com a mistura das cores azul com o vermelho. Do divino e do humano. E aponta para a realeza de Cristo que era Deus-homem (1Tm. 2.5).



 4     O BrancoBranco
relaciona-se com o caráter santo, justo de Jesus, nos fala do homem perfeito, e aponta para o evangelho de Lucas, que é o evangelho do Filho do homem. Tornando possível abrir em nosso favor, um novo e vivo caminho (Zc. 6.12; Ap. 4.8).




 Os Metais Usados no Tabernáculo:

1.  O Bronze

Esse metal é um tipo do julgamento, de juízo.          O  bronze do tabernáculo esta relacionado ao julgamento do pecado, tudo que tem haver com o julgamento do pecado no tabernáculo é feito de bronze, inclusive todos os cravos ou pregos que foram usados neste santuário eram desse mesmo metal, e apontava para a crucificação de Cristo.


2.  A Prata

A Prata é o símbolo do resgate da redenção, também era o metal usado para se pagar a compra de um escravo. Jesus foi vendido por trinta moedas de prata.

3.  O Ouro

O ouro que revestia a mesa dos pães da proposição, as colunas a Arca Aliança,  e de que se constituíam, a  tampa da arca que se chama propiciatório, o candelabro, os querubins e os colchetes, apontam para a Glória e a Realeza de Cristo.

Obs. Os metais são muito expressivos, se guindo uma ordem do pátio até o lugar santíssimo.

Conclusão:

O Tabernáculo em seus mínimos detalhes apontavam para o que mais tarde deveria vir Jesus Cristo. !

Nenhum comentário:

Postar um comentário